06 novembro 2006

Conheça a nova geração de bibliotecas virtuais

Por AFP
em Terra Tecnologia
30 outubro 2006

Os amantes dos livros podem escolher na Internet entre uma série de bibliotecas virtuais, do Google até a Open Content Alliance, que prometem dar acesso a trabalhos escritos com apenas um clique do mouse.

Saiba um pouco mais sobre as principais bibliotecas virtuais já disponíveis ou que, em breve, estarão ao alcance de um click.


Google Book Search: É o mais conhecido, com milhares de trabalhos digitalizados. É possível ter acesso a textos clássicos completos como a Divina Comédia de Dante e resumos ou fragmentos de livros ainda sob a proteção do direito autoral. É possível fazer a busca por nome do autor, data da publicação ou palavras ou expressões que apareçam no título ou no texto.
O livro mais antigo na biblioteca virtual do Google é um trabalho em latim, de 1521. O acervo contém livros dos séculos XVIII e XIX, a maioria em inglês. O Google não coloca avisos publicitários nas obras.


Open Content Alliance: Por ora a biblioteca tem 35 mil livros escaneados, a maioria em inglês. Nenhum dos trabalhos está protegido por direitos autorais e todos podem ser baixados, impressos ou utilizads livremente com objetivos comerciais. O motor de busca é menos sofisticado que o do Google Books, mas pode detectar palavras de referência se a qualidade das páginas for suficiente.


Windows Live Search Books: Ainda em desenvolvimento pela Microsoft, deve ser lançado até o fim do ano. O site http://publisher.live.com/ convida os autores e editores a enviarem seus livros para que sejam incorporados.


Gallica, site da Biblioteca Nacional da França: Tem 90 mil livros digitalizados disponíveis em "formato imagem", mas não permite encontrar palavras-chave dentro do texto.


Sites especializados: Oferecem versões de textos de trabalhos digitalizados, em geral clássicos, que podem ser baixados para ler ou imprimir e permitem buscas por palavras-chave. Por exemplo, o site de obras completas de Shakespeare (http://www-tech.mit.edu/Shakespeare/), criado em 1993, ou o site de Molière (http://www.site-moliere.com/). Outros oferecem poesias, ensaios ou livros temáticos.