06 novembro 2006

Fundador do Wikipedia lança serviço concorrente "mais responsável"

Por EFE
em Folha Online
17 outubro 2006

Um dos fundadores da Wikipedia, a enciclopédia na internet cujos artigos são escritos pelos próprios internautas, lançará um serviço concorrente, mas cujo conteúdo será controlado por especialistas e com menor liberdade de intervenção para os visitantes.

Criada em 2001, a enciclopédia multilíngüe Wikipedia, um dos sites mais consultados na internet, tem sido um dos maiores sucessos da rede gratuita e colaboradora, denominada "wiki" ("rápido", em havaiano). Constantemente, internautas enviam textos para completar ou atualizar os artigos.

Larry Sanger, um de seus fundadores, que deixou o site em 2002, frustrado com a qualidade do conteúdo, explica no site de sua futura enciclopédia, a citizendium.com, que quer garantir um conteúdo mais "responsável".

Os internautas poderão contribuir com seus textos, mas estes serão submetidos a um comitê de editores especializados e moderadores. Estes especialistas deverão demonstrar "um nível mínimo de qualificações, baseados em medidas do mundo real" como "diplomas", explicou.

Sanger quer "combinar um projeto wiki com uma direção de especialistas flexível" para criar um novo "projeto de livre conhecimento", que não quer qualificar de enciclopédia. O citizendium, que atualmente convoca os autores amadores, deverá estar acessível em alguns meses, segundo informa seu site.

"Uma alternativa (ao Wikipedia) é necessária e justificada para permitir a cada um trabalhar sob a direção de especialistas e instaurar uma responsabilidade pessoal, inclusive com a utilização do nome verdadeiro" dos autores.

"Conhecemos muitos universitários que tentaram contribuir com o Wikipedia, mas foram excluídos pela comunidade de internautas", afirmou, avaliando que o Wikipedia sofre com a divergência entre autores, por exemplo no caso de artigos que tratam de temas políticos.

Sanger não informou se os editores serão pagos e espera, embora não possa garantir, que o conteúdo será publicado também em outras línguas, além do inglês.

O outro fundador do Wikipedia, Jimmy Wales, tentou organizar mais sua enciclopédia para superar as diferenças, mas recusou-se a incorporar um controle de editores em nome da liberdade de expressão, "dos direitos individuais e do respeito à razão".