06 novembro 2006

Livros piratas levam eBay de volta aos tribunais da China

Por EFE
em Folha Online
19 outubro 2006

A filial chinesa do site de leilões pela internet eBay voltou aos tribunais do país. A empresa é acusada de vender livros digitais piratas, informa hoje o jornal "China Daily".

A editora "Digital Heritage Publishing", de Hong Kong, e a "People's Publishing House", de Xangai, acusaram a parceira chinesa do eBay, a Eachnet Trading Company, de vender seus produtos sem autorização. O material, além disso, estaria infringindo os direitos de propriedade intelectual (copyright).

Segundo as provas apresentadas, o eBay vendeu várias cópias da versão digital do "Siku Quanshu" --"Coleção completa de quatro bibliotecas", uma compilação que contém a maioria dos grandes textos chineses desde a Antigüidade até o século 18. As duas editoras são proprietárias da edição.

A compilação eletrônica --vendida por cerca de US$ 10.897-- estava disponível em novembro do ano passado no eBay por US$ 7,5.

O eBay alega que as transações em seu site são somente entre o vendedor e o comprador. "Nós só fornecemos uma plataforma para as transações e é impossível verificar todos os produtos", explicou o advogado da Eachnet, Gao Jun.

Esta é a terceira vez que a companhia é denunciada em Xangai por vender produtos pirateados. O eBay ganhou todos os processos.