06 novembro 2006

Microsoft segue Google em digitalização de livros

Por Alexandre Barbosa
em Estadão.com.br
18 outubro 2006


A Microsoft vai iniciar um projeto de digitalização de livros em conjunto com a empresa Kirtas Technologies, que fabrica scanners de alto desempenho, além de um software que gerencia as páginas escaneadas de livros.

Com isso, a empresa segue de perto os passos do projeto Google Books, em que a gigante de buscas provê a digitalização de acervos de grandes bibliotecas.

O plano, no caso da parceria entre Microsoft e Kirtas, é produzir conteúdo para livros digitais, que ficarão disponíveis na ferramenta Live Book Search (busca de livros) que Microsoft quer disponibilizar na Web no início do próximo ano.

Dentro deste acordo, a Microsoft anunciou uma parceria ainda com a Universidade de Cornell, pela qual digitalizará sua biblioteca. Outras parcerias envolvem a Biblioteca Britânica e bibliotecas das Universidades da Califórnia e de Toronto.


AGILIDADE

A Kirtas deve agilizar o processo de digitalização no projeto da Microsoft. A companhia criou um scanner automatizado que permite uma velocidade de digitalização de 2400 páginas por hora (média de uma página a cada segundo e meio), o que, segundo a empresa, permite digializar um livro a cada oito minutos.