20 novembro 2006

Yahoo! fecha parceria com 176 jornais americanos

em Folha Online
20 novembro 2006

Um consórcio de sete cadeias de jornais, representando 176 jornais diários dos EUA, anuncia uma parceira com o Yahoo! para divisão de conteúdo, de publicidade e de tecnologia, em mais um acordo entre empresários da mídia impressa e companhias de tecnologia --já tidas como uma ameça aos jornais.

Segundo uma reportagem publicada pelo "The New York Times", na primeira fase do acordo, as empresas jornalísticas vão publicar seus anúncios classificados no site de empregos do Yahoo!, HotJobs, e usar a tecnologia do HotJobs para gerenciar seus próprios anúncios on-line.

Em longo prazo, a aliança com o Yahoo!, de acordo com o chefe-executivo de uma das empresas de jornal participantes do acordo, é possível que o conteúdo dos jornais seja disponibilizado para buscas no índice de notícias do site Yahoo!.

Por um lado, as notícias locais --um dos pilares das empresas jornalísticas-- fariam parte de uma ampla rede de informação que seria bastante útil aos usuários e de grande valor a publicidade, afirma a reportagem.

O acordo é oportuna para o Yahoo!, que está buscando reconquistar a confiança de seus investidores e de alguns de seus marketeiros.

O negócio poderia também melhorar a posição da companhia com as tradicionais companhias de mídia --um efetivo contra-ataque ao seu rival Google, que assinou, há algumas semanas, com 50 jornais-- e ajudaria a captar mais anunciantes em um fragmentado mercado publicitário.

Segundo a reportagem, para os jornais, que têm sofrido com a fuga de leitores e de anunciantes para a internet, o acordo representa um esforço em ganhar uma porção maior nos montante gasto em anúncios on-line.

"Há um grande questionamento sobre como jornais vão sobreviver no mundo on-line futuramente", afirmou William Dean Singleton, chefe executivo do grupo MediaNews, um dos membros do consórcio. "Acredito que essa seja uma resposta à questão."

O consórcio inclui o grupo MediaNews, Hearst, Belo, E. W. Scripps, a Journal Register Company, Lee Enterprises e Cox Enterprises. O grupo é proprietário de jornais em 38 estados, dentre os quais os maiores diários metropolitanos, incluindo o "The San Francisco Chronicle", o "The Dallas Morning News", o "The Atlanta Journal-Constitution" e o "The Denver Post", com uma circulação total diária de 12 milhões.