19 dezembro 2006

Google fecha acordo para disponibilizar coleção de imagens da Nasa

em Folha Online
18 dezembro 2006

A Nasa e o Google anunciaram hoje um acordo que, entre outras coisas, disponibilizará ao alcance do mouse boa parte da imensa coleção de imagens e informações da Nasa.

Os desejos de expansão do Google não têm limites, nem sequer os do espaço exterior, ou pelo menos é isso parece emanar de um acordo com o qual o principal buscador internet pretende estender seus tentáculos onde nenhum de seus rivais jamais chegou.

Trata-se de uma colaboração que permitirá que os internautas vejam no computador mapas tridimensionais em alta resolução da Lua e de Marte a partir da tecnologia do Google Earth, segundo anunciaram hoje o Centro de Pesquisa Ames da Nasa, na Califórnia, e o Google.

O acordo também incluirá a possibilidade de acompanhar a Estação Espacial Internacional (ISS) e as atividades das naves espaciais em tempo real, ou o acesso a informação sobre previsões meteorológicas.

A iniciativa não se limita a juntar os dados da Nasa com as funções do Google.

Outros projetos, sobre os que por enquanto não foram dados mais detalhes, dizem respeito à interação entre humanos e computadores e inclusive a missões conjuntas.

Nas palavras do administrador da Nasa, Michael Griffin, é um acordo que em breve permitirá que os internautas "façam um vôo virtual sobre a Lua ou sobre os canais de Marte".

"A inovadora combinação de tecnologia da informação e de ciência espacial tornará o trabalho de prospecção espacial da Nasa disponível para todo mundo", disse Griffin.

A colaboração, por outro lado, "mostra que os setores público e privado podem trabalhar juntos com sucesso", disse S. Pete Worden, diretor do Centro de Pesquisa Ames.

Enquanto isso, o diretor de desenvolvimento de negócios estratégicos do Ames, Chris C. Kemp, lembrou que a Nasa tem mais informações sobre nosso planeta e o universo que nenhuma outra entidade na história da humanidade e, no entanto, apesar de boa parte destes dados serem de domínio público, estão muito dispersos e são difíceis de achar e de entender. E esta é a especialidade do Google.

O projeto espacial não é tão ambicioso se for comparado com a biblioteca virtual do Google, que inclui a digitalização de milhões de livros de todo o mundo, com o Google Maps ou com o espetacular Google Earth.

"Se aliar com a Nasa faz muito sentido para o Google. O conhecimento técnico e de informação será muito útil", disse Eric Schmidt, diretor-executivo da empresa.

Na realidade, Schmidt já anunciou uma colaboração com o Centro de Pesquisa Ames que incluía a criação de um campus do Google em terreno da Nasa há mais de um ano, mas, apesar da repercussão que o anúncio teve, o projeto perdeu ímpeto.

Ambas as entidades prometem levá-lo adiante agora com um acordo que, apesar de se propor a explorar as galáxias, dá frutos a partir da mais elementar proximidade física.

O Ames, um centro especializado em projetos de ciência e engenharia de vanguarda, fica em Moffett Field, no centro do californiano Vale do Silício, perto dos quartéis-gerais da Google em Mountain View.