19 dezembro 2006

Xerox propõe papel reciclável para copiadoras

em Estadão.com.br
27 novembro 2006

Cientistas do laboratório da Xerox em Palo Alto, nos EUA, criaram um novo sistema que permite criara papel ´reciclável´ para copiadoras. O sistema permitiria reutilizar a mesma folha num número infinito de vezes.

A tecnologia desenvolvida pela empresa usa um papel levemente amarelado e tratado quimicamente para, uma vez submetido a uma tinta especial, gerar documentos que se apagam sozinhos no prazo de 16 horas.

Testes feitos provaram ser possível reutilizar o papel cerca de 50 vezes, processo limitado apenas pela vida útil do papel.

Segundo a empresa, a lógica por trás do sistema é que o papel assumiu um novo papel nos escritórios modernos, servindo mais como mídia de exibição de informação do que de armazenamento, o que a empresa constatou que o papel de impressões ou cópias acabava na pilha de papel para reciclagem no mesmo dia em que eram produzidos (21% do total).

Segundo o mesmo levantamento, das 1200 páginas de uma impressora média de escritório, 44,5% são para uso diário, com tarefas, rascunhos ou mensagens de e-mail.

A Xerox ainda não sabe se irá comercializar a tecnologia ou se será possível tornar seus custos atraentes na comparação com o uso de papel convencional ou frente a outras tecnologias emergentes.

O laboratório da empresa também é um dos centros de desenvolvimento da tecnologia de papel eletrônico, em que uma camada de esferas contidas entre duas películas flexíveis pode ser utilizado incontáveis vezes.