30 janeiro 2007

Agepel cria primeira Biblioteca Virtual de Goiás

em Goiás Agora
9 janeiro 2007

A Agência Goiana de Cultura Pedro Ludovico Teixeira (Agepel) mantém em fase experimental a Biblioteca Virtual de Goiás, a primeira do Estado nessa modalidade. Resultado de um trabalho de quatro meses, o banco de dados é uma produção do escritor e pesquisador e presidente do Instituto Goiano do Livro (IGL), Jacy Siqueira. A biblioteca funciona no Arquivo Histórico Estadual, Praça Cívica, Centro.

A Biblioteca Virtual reúne mais de uma centena de títulos (clássicos da literatura brasileira), disponíveis atualmente no sítio da Biblioteca Nacional. Há ainda a coleção completa da Matutina Meyapontense, o primeiro jornal a circular no Centro-Oeste (em Pirenópolis, de 1830 a 1834), Revista Oeste e A Informação Goiana, obras que compõem a história da comunicação em Goiás, já produzidas por Siqueira em CD para a Agepel.

Um dos aspectos mais significativos do conteúdo da Biblioteca Virtual são documentos do Arquivo Histórico Ultramarino de Lisboa (Portugal) sobre a história de Goiás e do Brasil dos séculos XVIII e XIX. Chama a atenção a presença de obras como a primeira edição de Os Lusíadas, de Luís Vaz de Camões, entre vários manuscritos de grande valor histórico. Siqueira produziu ainda versão informatizada de biblioteca para o Museu Ferroviário de Pires do Rio e se prepara para implantar o serviço também no Centro Cultural Oscar Niemeyer.