10 janeiro 2007

Começa mudança das esculturas da Acrópole para novo museu

em AFP
9 janeiro 2007

Arqueólogos gregos começaram uma operação para transferir centenas de fragmentos de valor inestimável da Acrópole, a antiga cidadela que se debruça sobre a moderna Atenas, em uma mudança sem precedentes para um museu que será inaugurado no fim deste ano, informaram nesta terça-feira autoridades do Ministério da Cultura grego.

Esculturas consideradas obras-primas da arte clássica grega, como os frisos do Partenon e as famosas Cariátides (colunas com formas femininas) de Erecteion, devem ser retiradas de sua localização atual, um pequeno museu escavado dentro da rocha da Acrópole no fim do século XIX, e restaurado 40 anos atrás.

"Começaremos removendo estas esculturas de seus locais de exibição a fim de estudar como podem ser melhor transportadas", disse à AFP o arqueólogo sênior Dimitris Pantermalis, supervisor dos trabalhos no Novo Museu da Acrópole.

Por enquanto, os responsáveis pela mudança estão divididos entre duas alternativas para transportar as esculturas 300 metros abaixo do monumento para o novo museu: descendo-as por guindaste através de uma trilha especialmente construída para isso ou por um revezamento de três guindastes acessando o teto do museu.

Cerca de mil esculturas e fragmentos arquitetônicos devem ser transportados na operação, que deve começar na primavera, antes da inauguração do novo museu, prevista para o fim do ano.

O atual museu ficará parcialmente fechado a partir desta terça-feira para facilitar a operação, disse Pantermalis.

O Museu da Nova Acrópole é a pedra fundamental da campanha grega para recuperar os Mármores do Partenon, uma coleção de frisos esculpidos representando deuses, homens e monstros, que foi removida do templo por agentes do embaixador britânico lorde Elgin entre 1806 e 1811, na época em que a Grécia era parte do Império Otomano.