29 janeiro 2007

Em dez anos, site da língua portuguesa tira 19 mil dúvidas

Por Lusa
em Folha Online
15 janeiro 2007

O site sobre a língua portuguesa Ciberdúvidas, que já recebeu 19 mil dúvidas sobre o idioma, principalmente de internautas portugueses e brasileiros, comemora dez anos de existência nesta segunda-feira e planeja reestruturações para este ano.

"Para já, temos como grande meta a reestruturação gráfica [do Ciberdúvidas], o aperfeiçoamento do motor de busca e a classificação temática de todo o seu arquivo, que proporcionará um acesso mais fácil e veloz", disse José Mário Costa, responsável pelo projeto.

Os planos para o site incluem a introdução, "a médio ou longo prazo", da "vertente som, uma vez que muitas das perguntas que chegam [ao Ciberdúvidas] visam a fonética e a tão variada pronúncia da língua portuguesa".

Além de portugueses e brasileiros, são comuns usuários "de todos os países lusófonos, das comunidades emigrantes portuguesas e até da China, da Rússia, da Austrália, do Japão, dos Estados Unidos, de toda a Europa, da Argentina e do Chile", afirmou Costa.

LÍNGUA VIVA

"Não há outro [serviço] nos mesmos moldes no espaço da lusofonia, que defina, regularmente e em tempo útil, o aportuguesamento dos novos empréstimos surgidos, por exemplo, por via do inglês, ou de qualquer outra área do conhecimento em permanente evolução", acrescentou Costa.

O Ciberdúvidas é o único consultório de vernáculos com atualização diária. O objetivo é responder gratuitamente, em 48 horas, a questões relacionadas com ortografia, sintaxe e fonética da Língua Portuguesa.

As solicitações podem vir de qualquer falante de português ou de públicos mais especializados, como o núcleo de tradutores de português da Comunidade Européia, da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), entre outros.

CRIADOR

José Mário Costa, em parceria com a Sociedade da Língua Portuguesa deram continuação ao projeto que teve início com João Carreira Bom e esteve encerrado durante um ano, após a morte deste, há cinco anos.

As dificuldades financeiras que estiveram na origem do encerramento foram atenuadas com o apoio da Fundação Vodafone e dos CTT-Correios de Portugal.

Além destas contribuições, o Ministério da Educação luso disponibilizou dois professores em período integral para a coordenação executiva da página.