29 janeiro 2007

Empresa cria e-mail que se autodestrói após leitura

Por ANSA
em Folha Online
25 janeiro 2006

Uma empresa norte-americana elaborou um e-mail que se apaga em segundos depois de ser lido, evitando rastros informáticos problemáticos ou simplesmente a sobrecarga da memória da própria caixa postal.

A invenção é da VaporStream de Nova York . Por uma assinatura de 20 libras esterlinas a empresa garante que as mensagens de correio eletrônico desaparecerão após a leitura.

Para a empresa há um mercado em potencial entre os empresários de alto nível, que querem manter em segredo sua correspondência e negociações, mas admite que o sistema também poderia ser usado por criminosos e terroristas que não querem deixar vestígios.

Para funcionar, tanto o emissor quanto o destinatário devem ser assinantes da VaporStream. O correio passará pelas contas respectivas mas caso seja configurado para passar pelo portal da empresa, esta ativará o mecanismo de autodestruição. A mensagem não poderá ser copiada, enviada ou encaminhada e não haverá nem sinal de sua passagem pelo computador.

OUTROS AUTODESTRUTIVOS

No Brasil, uma das empresas pioneiras em internet, a Mandic, já lançou o mandic:missão.secreta, uma funcionalidade que destrói automaticamente o e-mail enviado, assim que for lido. O mesmo oferece o site BigString, cujo e-mail, além de se detruir após a leitura, também pode ser apagado após enviado --para o caso de enganos.