30 janeiro 2007

ibict e órgão norte-americano criam bases para acordo de cooperação técnica

em Jornal da Ciência
26 janeiro 2007

Um acordo de cooperação técnica entre o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict/MCT) e a Online Computer Library Center (OCLC) foi pauta de reunião nesta quinta-feira (25), entre os técnicos das duas instituições, na sede do Ibict.

O acordo, segundo o coordenador de Projetos Especiais do Instituto, Hélio Kuramoto, prevê a disseminação e inserção dos dados e registros da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) no catálogo internacional WorldCat, um serviço de divulgação que envolve mais de 10 mil bibliotecas no mundo, com mais de 1 bilhão de itens bibliográficos.

O WorldCat é um serviço de Open Access ou Acesso Livre, desde outubro de 2006.

Kuramoto explicou que a OCLC é um tradicional organismo norte-americano na área bibliográfica e que mantém nos EUA uma série de dados bibliográficos, além de envolver mais de mil instituições mundiais.

A OCLC é uma instituição privada sem fins lucrativos que recebe as informações e as converte para um sistema de discrição de registro bibliográfico denominado de Marc21.

"Vamos fazer um teste inicial com cem registros da BDTD. Eles serão encaminhados para a OCLC no WorldCat. E, com o termo de cooperação assinado serão disponibilizados outros registros, não apenas teses e dissertações. Havia algumas dúvidas por parte dos técnicos, e o encontro possibilitou a troca de esclarecimentos. A cooperação com a OCLC vai possibilitar que outras unidades de pesquisa do MCT utilizem o sistema firstSearch, o que possibilita utilizar o WorldCat com mais criatividade. Outro fator é que o acordo possibilitará ainda que as bibliotecas possam fazer o download em Marc21", disse Kuramoto.

O coordenador do Ibict lembrou que hoje são 34 mil registros disponibilizados na BDTD e que o acordo de cooperação está sendo analisado por técnicos do MCT.

Participaram da reunião Sueli Maffia, coordenadora da BDTD, Lucia Shelton, especialista de suporte da OCLC, Tim Rapp, diretor da OCLC para América Latina e Caribe, e Márcia Evaristo, coordenadora de Articulação, Avaliação e Acompanhamento de Produtos e Serviços.