29 janeiro 2007

PDF deve virar padrão ISO

Por André Cardozo
em INFO Online
29 janeiro 2007

A Adobe anunciou hoje que vai disponibilizar o padrão PDF 1.7 para aprovação da ISO (International Standards Organization).

As espeficicações do padrão PDF serão enviadas para a AIIM (Enterprise Content Management Association), órgão dedicado ao estabelecimento de padrões de tecnologias de uso corporativo. A AIIM será responsável por criar uma proposta de padronização do PDF, que será enviada à ISO.

A aprovação pela ISO seria um importante passo para a adoção do PDF como padrão global para a distribuição de documentos eletrônicos. Com a adoção do padrão pela entidade, outras empresas poderiam colaborar para a evolução do PDF. Além disso, o PDF teria a vantagem de ser mantido por uma organização desvinculada de uma única empresa ou governo. A ISO já gerencia alguns formatos derivados do PDF, como o PDF/A e PDF/X.

Atualmente o PDF é um padrão muito popular para distribuição de documentos, mas concorre com outros dois formatos. O ODF (OpenDocument Format) é um padrão aberto utilizado pela suíte OpenOffice.org e apoiado pela OASIS (Organization for the Advancement of Structured Information Standards). O formato OOXML (Office Open XML) foi desenvolvido pela Microsoft e faz parte da suíte Office 2007. O OOXML foi padronizado pela ECMA International, outra organização voltada para a adoção de padrões de tecnologia.