30 janeiro 2007

Projeto do Museu Antropológico sobre Patrimônio Imaterial da Universidade Federal de Goiás é aprovado pelo Iphan

Por Marisa Damas Vieira
em Jornal da Ciência
12 janeiro 2007

O Museu Antropológico da Universidade Federal de Goiás (MA/UFG) concorreu com instituições de todo o país e teve projeto aprovado em primeiro lugar no edital Mapeamento e Documentação do Patrimônio Cultural Imaterial.

O edital, lançado em 2006 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), constitui-se em uma das ações do Programa Nacional do Patrimônio Imaterial (PNPI), instituído em 2000 pelo governo federal.

O Projeto do Museu, denominado Sistematização da Documentação Referente ao Patrimônio Cultural Imaterial do Estado de Goiás será desenvolvido durante todo o ano de 2007, como prevê o convênio entre o IPHAN e a Fundação de Apoio a Pesquisa na UFG (FUNAPE/UFG), proponente/gestora dos recursos.

O custo total é de R$ 136,9 mil, dos quais cem mil serão repassados pelo IPHAN e o restante será contrapartida da UFG.

Sob coordenação da doutora em antropologia Telma Camargo da Silva, o Projeto Sistematização da Documentação Referente ao Patrimônio Cultural Imaterial do Estado de Goiás tem, como alguns de seus objetivos, realizar pesquisa documental sobre o patrimônio cultural imaterial do Estado de Goiás e diagnosticar as condições de conservação e acondicionamento desses acervos e do funcionamento das instituições que os abrigam.

Informações que, reunidas, subsidiarão a principal meta do Projeto, que é a constituição de um banco de dados referente à documentação sobre o Patrimônio Imaterial do Estado de Goiás, o qual será posteriormente disponibilizado para consultas.

A equipe do Projeto é multidisciplinar, composta por oito pesquisadores de áreas como a antropologia, a história, as artes visuais e a música, e nove alunos bolsistas dos cursos de graduação em história, artes plásticas, música, ciências sociais e pedagogia.

As ações serão desenvolvidas fundamentalmente a partir de pesquisa documental em arquivos de instituições públicas e privadas de Goiânia, que abriguem acervos referentes à cultura imaterial do Estado de Goiás, delimitados previamente em três áreas básicas: bibliotecas; museus e centros culturais; arquivos.

As categorias do patrimônio imaterial que orientarão a classificação da documentação pesquisada envolvem as temáticas relacionadas a sete campos definidos pela equipe do Projeto: festas e celebrações; mitos, lendas, parlendas, aforismos e outros; sons e imagens de cidades; brincadeiras infantis; culinária; corpo, saúde e doença; histórias de fundação de lugares.

A fim de propiciar a ampliação dos conhecimentos nas áreas específicas de pesquisa etnográfica em arquivos documentais, análise e diagnóstico de conservação, o Projeto prevê treinamentos e minicursos tanto para os integrantes da equipe de pesquisa quanto para membros da equipe do Museu Antropológico e de outros museus de Goiás/instituições afins.

Este é, inclusive, um dos aspectos considerados relevantes como resultados que se espera com as ações do Projeto: a possibilidade de formar uma equipe que possa ser referência no âmbito dos registros da cultura imaterial no Estado e no país, visto ser esta uma área recente e ainda carente de especialistas.

Um outro aspecto, de igual importância, é a oportunidade de disponibilizar os resultados obtidos com esse mapeamento a toda a população interessada, através do banco de dados que será constituído.

Propicia-se, assim, a socialização do conhecimento, bem como o fornecimento de subsídios às instituições públicas e privadas responsáveis pela elaboração e implementação de políticas patrimoniais.