05 março 2007

Acordo de Cooperação entre BN e ABL

em Ministério da Cultura
15 fevereiro 2007

Foi firmado nesta quinta-feira, dia 15 de fevereiro, um acordo de cooperação entre a Fundação Biblioteca Nacional, do Ministério da Cultura, e a Academia Brasileira de Letras (ABL). No convênio ficou estabelecido que a ABL doará 25 mil volumes das coleções acadêmicas, que serão distribuídos entre 4.500 bibliotecas públicas dos estados brasileiros.

O acordo entre as instituições foi assinado pelo acadêmico Marcos Vilaça, presidente da ABL, e pelo professor Muniz Sodré, presidente da FBN. Também estiveram presentes ao ato o acadêmico Murilo Melo Filho, diretor de bibliotecas da ABL, a professora Marília Amaral, coordenadora da Biblioteca Rodolfo Garcia/ABL, a diretora executiva da FBN, Célia Portella, e a coordenadora do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP), Ilce Cavalcanti.

Entre as doações estão Discursos Acadêmicos, exemplares da Revista Brasileira e obras das coleções Austregésilo de Athayde, Afrânio Peixoto e Antonio Callado.

A distribuição dos livros doados será realizada proporcionalmente pelas 4.500 Bibliotecas Públicas cadastradas na Base de Dados do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas da FBN, entre os 27 estados do país, sob a responsabilidade das Coordenadorias dos Sistemas Estaduais de Bibliotecas Públicas. O Estado que tiver maior número de biblioteca cadastrada receberá mais livros.