20 março 2007

Biblioteca da Casa de Rui Barbosa reabrirá as portas

Por Laura Antunes
em Jornal da Ciência
12 março 2007

A programação cultural da cidade ganha fôlego novo ainda este mês, com a reabertura da biblioteca da Casa de Rui Barbosa, em Botafogo. Com 35 mil títulos, cerca de 300 deles considerados raridades, o acervo estava fechado ao público desde 2005.

Nesse período, a biblioteca passou por um minucioso trabalho de conservação, com a instalação de sistema de ventilação para garantir os níveis adequados de temperatura e umidade do ar. Os livros também passaram por um delicado processo de limpeza e estão livres, a partir de agora, de ataque de fungos e outros microorganismos.

Além das jóias literárias, os visitantes encontrarão restaurados o piso e as esquadrias, em pinho de riga; e as estantes de 150 anos, em mogno inglês. O trabalho foi resultado de um acordo de cooperação técnica, assinado em 2004, entre a Casa de Rui Barbosa e o Instituto Getty, nos Estados Unidos. A Fundação Vitae financiou o projeto de controle climático, orçado em R$ 100 mil.

“Em climas tropicais, as altas temperaturas e a umidade podem causar a deterioração dos livros, com ataques de fungos, mofos e outros microorganismos. Por isso, é necessário combater a umidade e reduzir a temperatura do ambiente, mas por meio de soluções sustentáveis. Como o Instituto Getty faz pesquisas, há mais de dez anos, sobre a conservação de patrimônios em regiões quentes e de alta umidade, recorremos a eles”, conta a arquiteta Cláudia Carvalho, gerente do projeto de controle climático da Casa de Rui Barbosa.