05 março 2007

Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai têm proposta para a Sociedade da Informação

em Jornal da Ciência
29 janeiro 2007

A RNP sediou a reunião da Comissão Sociedade da Informação da Recyt na quarta-feira e quinta-feira da semana passada, no RJ.

Objetivo do encontro: revisar a proposta e as disposições técnicas e administrativas do projeto de apoio à Sociedade da Informação do Mercosul.

O projeto está orçado em cerca de 9,6 milhões de euros, dos quais 2,6 milhões virão dos quatros países do Mercosul envolvidos no projeto.

O projeto, que deverá ser submetido à União Européia para financiamento, contempla a criação da Escola Virtual do Mercosul, com pólos no Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, e a proposta de fomento ao comércio eletrônico.

Para isso, há expectativa de investimento em infra-estrutura de rede e capacitação de pessoas.

A idéia é prover conhecimento e habilidade de gestão às pessoas que podem contribuir com o desenvolvimento da sociedade da informação e estabelecer uma rede de cooperação entre os países do Mercosul, reduzindo os contrastes no campo da sociedade da informação.

Espera-se que a proposta das duas atividades seja coordenada, executada e acompanhada pela RNP, que, deverá, por meio da sua Escola Superior de Redes, também sediar o pólo brasileiro da Escola Virtual do Mercosul.

Participaram do encontro os coordenadores da Comissão da Sociedade da Informação da Reunião Especializada de C&T do Mercosul (Recyt), do subgrupo de trabalho de comércio eletrônico (SGT-13) da Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, assim como representantes da União Européia.

Representando a RNP, participaram o diretor geral, Nelson Simões, o diretor de administração e planejamento, Wilson Coury, e o coordenador de projetos, José Luiz Ribeiro Filho.