20 março 2007

Editora promove livro via SMS

Por Magnet
em Terra Tecnologia
12 março 2007

A editora inglesa Random House resolveu buscar novos leitores a partir de celulares, oferecendo aos consumidores a chance de ler gratuitamente o primeiro capítulo do manual de negócios Life´s A Pitch através de mensagens SMS.

O site inglês NMA afirma que a divulgação é resultado de uma parceria com a ICUE, companhia britânica focada em conteúdo escrito digitalizado para celulares. Junto ao oferecimento gratuito da prévia do livro, os consumidores receberão um desconto de 40% na compra do manual nas livrarias.

Alguns sites, como o Gizmóvil, são céticos quanto à novidade, já que muitos usuários se sentem incomodados ao ler documentos em monitores ou pequenas telas de celulares. Muitos usuários se perguntam quantas mensagens seriam necessárias para que o capítulo completo fosse recebido em um aparelho.

Porém, uma pesquisa na Wikipédia aponta que o modelo de negócio normalmente utilizado pela ICUE é um pouco diferente. Através do download de um aplicativo Java baixado para o celular, os usuários podem acessar uma biblioteca virtual enviando uma mensagem instantânea para um número da operadora.

O site do livro, diz que para solicitar o primeiro capítulo gratuitamente, os interessados deverão mandar uma mensagem SMS para um número determinado, com a palavra "pitch".