20 março 2007

Imagens do cérebro na internet reúnem 50 terabytes de dados

em Inovação Tecnológica
2 março 2007

Pesquisadores disponibilizaram na Internet um banco de dados contendo a maior coleção já feita de imagens do cérebro. E não apenas cérebros humanos, mas também cérebros de macacos, cães, gatos, camundongos e pássaros.

O site BrainMaps contém os atlas digitais dos cérebros na mais alta resolução já construída, somando 50 terabytes de imagens e permitindo a exploração das profundezas cerebrais com um nível de detalhamento sem precedentes.

É possível ter-se desde uma visão geral até a visualização de detalhes muito precisos, como as conexões e os detalhes dos nervos. O site também disponibiliza ferramentas para navegação nas imagens e para analisar os dados do cérebro.

É um verdadeiro "Google Maps" do cérebro, na comparação de um dos seus criadores, o pesquisador Shawn Mikula.

Os mapas do cérebro em alta resolução irão permitir que os pesquisadores utilizem uma espécie de microscópio virtual para comparar cérebros sadios com outros, comparando a estrutura, a expressão genética e até a distribuição de diferentes proteínas.

"Eles irão pemitir um melhor entendimento da organização dos cérebros normais, e podem ajudar os pesquisadores na identificação de minúsculas anormalidades morfológicas e químicas por trás do Mal de Alzheimer, de Parkinson e outros doenças neurológicas," diz Mikula.