10 abril 2007

A Internet está cada vez mais corporativa e menos cooperativa

Por Fernando Duarte
em O Globo
9 abril 2007

De território livre, Internet está cada vez mais sob influência do mercado. Para especialistas, padrão de concentração é maior até que na mídia tradicional.

O advento da Internet trouxe para a humanidade um alargamento de fronteiras e horizontes talvez só comparável ao impacto causado pela ferrovia, no século XIX. Especialmente no que diz respeito à transmissão e produção de informação.

As ameaças dos grandes conglomerados de mídia, mostra uma evidência de que a Internet está cada vez mais corporativa e menos cooperativa.

Surgida do esforço conjunto de acadêmicos, a grande rede hoje é posse de gigantes na área de distribuição de conteúdo. Embora o fluxo de produção de informação online seja muito maior do que no mundo físico, os padrões de controle no ciberespaço são muito fortes.

A Internet está indo de um modelo libertário e empreendedor para o da força do mercado, num quadro em que grandes firmas vão criar grupos e ter grande influência sobre a rede em termos de governança, protocolos e acesso. Pesquisas universitárias nos EUA já demonstraram que menos de 1% dos sites disponíveis reune 80% do tráfego em determinados setores.

Sempre haverá espaço para nichos de ocupação, em termos da especificidade temática do de conteúdo. Mas, quando a Internet permite a entrada de novas fontes de informação, caso os produtos e serviços serviços oferecidos por estas fontes apontem para um mercado promissor haverá, certamente, uma concorrência poderosa com provedores atentos. Vencerá quem tiver melhor estrutura e maior aporte financeiro. É ingênuo pensar que temas rebeldes ou especiais derrubarão grandes poderes. O máximo será brilhar, por certo tempo, em numa galáxia de gigantes.

1 Comments:

At 10 abril, 2007 12:58, Anonymous Anônimo said...

Caro Jonathan.
Não consegui recuperar o artigo.
Você pode manda-lo?
email: rodrigo_a_carvalho@hotmail.com
Obrigado.

 

Postar um comentário

<< Home