10 abril 2007

Marco Maciel salienta importância da Biblioteconomia para ampliação da democracia

Por Cristina Vidigal
em Agência Senado
26 março 2007

O senador Marco Maciel (PFL-PE) destacou em Plenário, nesta segunda-feira (26), a passagem do Dia do Bibliotecário, dia 20 de março, ocasião em que o Senado Federal assinou convênios com o Superior Tribunal de Justiça (STJ) e o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) para a implantação do projeto da Biblioteca Digital. Com esses convênios, o acesso dos cidadãos a documentos e informações jurídicas e sobre jurisprudência será facilitado.

- Não se faz um grande escritor sem antes ter um grande leitor e não se faz um grande leitor sem acesso a uma biblioteca - salientou Maciel, para quem a Biblioteconomia facilita o acesso a outros bens culturais. Para respaldar seu argumento, Maciel citou o escritor e conterrâneo Gilberto Freyre, que considerava a educação a prioridade número um em uma sociedade democrática, como forma de proporcionar o acesso aos demais bens culturais.

Maciel citou os pronunciamentos do presidente do Ibict, Emir Suaiden, e do presidente em exercício do STJ, Francisco Peçanha, proferidos na cerimônia de assinatura do convênio, ocorrida na Biblioteca Luiz Viana Filho. Suaiden lembrou que o teórico da comunicação Yoniji Massuda foi criticado ao dizer que a sociedade da informação seria a sociedade do compartilhamento de informações.

Para Maciel, a sociedade da informação, apesar das desigualdades sociais, promoveu maior acesso ao livro e foi capaz de disseminar o saber.

- O livro ainda é caro no Brasil, daí o papel das bibliotecas na disseminação da informação - assinalou.

Já Peçanha que o acesso à doutrina e à jurisprudência será ampliado a todos os brasileiros com a biblioteca digital, o que já ocorrera no STJ quando foi implantada a Biblioteca Digital Jurídica (BDJur).

Em aparte, o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) assinalou que o trabalho dos senadores é subsidiado pelo trabalho dos servidores da Biblioteca do Senado e salientou ser necessário que as bibliotecas disponham de indicação de livros especialmente dedicados às crianças. Também em aparte, o senador Mão Santa (PMDB-PI) disse que o governo não tem incentivado o aumento de bibliotecas no país.

1 Comments:

At 11 abril, 2007 23:08, Anonymous Anônimo said...

"- Não se faz um grande escritor sem antes ter um grande leitor e não se faz um grande leitor sem acesso a uma biblioteca - salientou Maciel, para quem a Biblioteconomia facilita o acesso a outros bens culturais." - Muito bonito, mas, em uma visão crítica, vamos ver até onde este discurso é lembrado e é colocado em prática na construção de novas bibliotecas e em uma amplicação dessa democracia que ele(s) defende(m). O discurso foi lindo e uma homenagem merecida mesmo...

 

Postar um comentário

<< Home