10 abril 2007

Novas estratégias? Contrate um bibliotecário!

Por Renate Landshoff
7 março 2007

A INFORMAÇÃO NAS EMPRESAS

As organizações e instituições, de uma forma geral, possuem basicamente dois tipos de informação: a informação estruturada e a não-estruturada. A informação estruturada encontra-se em sistemas de informação, muitas vezes dispersos, com um grau importante de inconsistência, retrabalho e falta de integração entre si. Os dados que compõem esses sistemas normalmente não foram planejados para gerar informação estratégica e auxiliar no processo de tomada de decisão. Esse quadro contribui para a cegueira informacional que paira em muitas organizações e instituições. Já, a informação não-estruturada está em documentos, informações e pessoas. Essas informações costumam ser muito valiosas e a sua sistematização representa um grande desafio no campo da gestão documental, da gestão da informação e da gestão do conhecimento. Sem sistemas de informação planejados, alinhados à estratégia da empresa e que contemplem as informações estruturadas e não-estruturadas, as organizações e instituições deixam de ter informação gerencial e passam a ter apenas dados.


VISÃO SISTÊMICA: ROMPENDO PARADIGMAS

No momento de pensar em especificar um sistema de informação, faz-se necessário uma visão sistêmica sócio-técnica, conhecimento em tecnologias da informação e comunicação, sistemas de informações gerenciais, gestão da informação, gestão documental e gestão do conhecimento. Não dá para entregar o projeto apenas para a área de Tecnologia da Informação . Hoje o profissional da Ciência da Informação, também conhecido como Bibliotecário, atua em centros de informação competitiva, inteligência organizacional e gestão do conhecimento, sem organizar livros e outros documentos e sim, organizando a informação! Onde está esse profissional? Onde buscar? Que cargo atribuir a ele?


ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL DA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO

O profissional da Ciência da Informação atua em todas as áreas do conhecimento e tipos de organizações e instituições; ocupa-se da coordenação de todos os recursos relacionados com a informação e documentação; participa da especificação e implantação de sistemas de informação gerenciais, centralizando e coordenando todos os setores envolvidos na produção, uso e manejo de informação, incluindo ambientes digitais tais como intranets, internets e portais corporativos em parceria com outros profissionais. Não importa o nome: bibliotecário, analista de informações, gestor de informação, gerente de informações, gestor de centro de informações etc. O que importa é o seu perfil, sua formação e sua vocação para atuar diante de tantos desafios que os dias de hoje nos impõem. A informação, como insumo e produto de desenvolvimento, deve ser trabalhada e convertida em capital ativo da organização. O gestor de informação deve antecipar a demanda de necessidades da empresa e propor serviços e produtos que estejam alinhados à estratégia organizacional. Como atividade meio, faz parte de sua rotina a descrição, indexação, armazenamento, recuperação e disseminação da informação em todos os tipos de mídias, físicas e digitais.


BUSCANDO UM PROFISSIONAL DA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO

O curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação é de nível superior e contempla disciplinas da área de humanas, área técnica e tecnológica. No decorrer do curso existe a oportunidade de estabelecer vínculos de estágio com as empresas, permitindo que tanto o aluno quanto a instituição possam descobrir novas possibilidades de se organizar e tratar a informação. Uma vez no mercado de trabalho, as faculdades e os conselhos regionais de Biblioteconomia, além dos meios de comunicação próprios para esse fim, são a melhor forma de identificar e localizar um profissional com o perfil desejado.