08 maio 2007

Biblioteca Britânica criará cápsula do tempo com e-mails

Por Alexandre Barbosa
em Estadão.com.br
3 maio 2007

A Biblioteca Britânica quer preservar um histórico do dia-a-dia das pessoas para futuras gerações no que seria uma versão digital de ´cápsula do tempo´.

Montado a partir de mensagens de e-mail, o arquivo seria preservado para gerações futuras e conteria detalhes do cotidiano das pessoas, expressando suas ansiedades e humores, queixas, dificuldades, desafios e conquistas, entre outros detalhes.

"O e-mail substituiu, em muitos aspectos, outras formas tradicionais de comunicação como cartas e memorandos, com milhares de exemplos que temos na Biblioteca Britânica", disse John Tuck, diretor de coleções na Biblioteca. Segundo ele, o arquivo trará um retrato fiel das comunicações em nossos tempos para pesquisadores no futuro.

O projeto, que conta com o apoio do escritório local da Microsoft naquele país quer coletar um milhão de mensagens. As pessoas interessadas podem enviar mensagens para o endereço email@emailbritain.co.uk, tendo em mente que as mensagens representem sua vida como as pessoas a vêem hoje em dia.

Serão dez categorias diferentes de mensagens, que ficarão armazenadas permanentemente. Entre as categorias estão temas como ´mudanças na vida´, ´notícias´ e ´queixas´.