08 maio 2007

Entenda mais sobre a WEB 2

Por Aldo Barreto

Entre outras, a regra mais importante na web 2 é desenvolver aplicativos que aproveitem os efeitos de rede para se tornarem melhores quanto mais são usados pelas pessoas, aproveitando a interatividade e a inteligência coletiva.

O conteúdo da Web 2.0 é uma possibilidade democrática e sem barreiras para vc exercer sua opinião. Esta habilidade de opinar diretamente sobre o conteúdo, tem o apoio da (Tags)onomia*, ou seja, associar a um enunciado ou ao seu perfil de interesse um conceito marca que é classificador e pessoal. O gerador/receptor atribui suas TAGS*, nenhum intermediário. Cada conteúdo pode ter infinitas Tags e ser recuperado e consumido a partir delas.


Algumas regras que ajudam a definir sucintamente a Web 2.0:

* O beta perpétuo - não trata o software como um artefato, mas como um processo de comprometimento com seus usuários.

* Pequenas peças frouxamente unidas - abra seus dados e serviços para que sejam reutilizados por outros. Utilize dados e serviços de outros sempre que possível para gerar nova informação ou sua opinião pessoal..

* Software acima do nível de um único dispositivo - não pense em aplicativos que estão no seu PC ou servidor da rede interna, mas desenvolva aplicativos que estão no espaço entre eles.

* Lei da Conservação de Lucros em um ambiente de rede protocolos padrões vencem, mas isso não significa que a idéia de vantagem comparativa vá embora.

Informação - a mais importante entre as futuras fontes de e vantagem competitiva será a informação através da realimentação e retorno à comunidade der cada usuário.

Por exemplo veja um exemplo da web 2 :

um novo browser que encontra sua música esquecida procurando pelo seu cantarolar tipo "lalalalala" gravado pro vc no browser da web 2, o :
< http://rec6.via6.com/link.php?action=show&url=http%3A%2F%2Fwww.midomi.com%2F >

Outras aplicações em português da web 2 em:
http://lista2.0br.com.br/