08 maio 2007

Novos objetivos da Ciência da Informação no mundo da web 2.0

Por Aldo Barreto e Carlos Nepomuceno

Acredito que a informação tem muitas maneiras de ser enunciada. Eu aindiquei como: "estruturas significantes com a competência de gerarconhecimento"; aquilo que, num contexto cultural específico, possuivalor denotativo, evocativo, mágico e místico.

Acredito que o objeto de estudo da ciência da informação é umconstante construir de princípios e práticas relacionados com acriação da informação como a ação humana de dar existência ao que nãoexistia antes .

Na verdade não acredito que seja possível enunciar objetivos compermanência definitiva para a área de ciência da informação. Esta éuma área de estudo especial, pois é determinada pela prática e muitasvezes, conceitualmente dependente de tecnologias intensas, com elevadoteor de inovação. Seus objetivos são, também, tecnologicamentedependentes e se modificam, se redefinem , envelhecem, sãosubstituídos.

Os objetivos da ciência da informação se inscrevem em realidadesdiferenciadas de três mundos : o mundo da realidade subjetiva, o mundoda realidade dos objetos e o mundo cibernético. Em nossainterpretação, o mundo subjetivo dos conteúdos de informação, o mundodos instrumentos, e o mundo do ciberespaço será cada vez mais tomadopelo mundo cibernético, da informação em rede da Web 2, da vivênciapela não presença nas comunidades com objetivos compartilhados.

Os objetivos da C.I. se modificam de acordo com a velocidade com quemudam às realidades que o definem ; a sua importância relativa, dentrode determinado tempo, está indicada pela prioridade que a sociedadecoloca, em sua percepção de valor, da eficácia das diferentes mídiase formatos da informação.

Na contemporaneidade, da web 2, a ciência da informação é contextodependente para o estoque, almoxarifagem e disseminação da informação.É, assim, , limitada por contextos proprietários de conteúdos, dentrode cada especialização, seja na ambiência de C&T, artes ou outrascontemplações contextuais. Os objetivos da CI são, hoje, delineadospelos especialistas de cada comunidade de informação.

O objeto interno da ciência da informação, do seu estudo, do ensino eda pesquisa se relaciona, na atualidade, unicamente, a apropriação ecompreensão da tecnologia da informação. O que nos permitiriareescrever novos objetivos para a área na era da web 2 como:

1- Registrar, organizar e distribuir, unicamente, a informação deconteúdo delimitado pela tecnologia da informação;

2- Conhecer e mediar o processo de produção, distribuição e consumo dainformação nas mídias atuais da TI; desde a geração pelo autor, suainscrição adequada na estrutura oportuna e a distribuição priorizandoa apropriação pelo receptor; sua posterior difusão e assimilaçãogerando inovação para um melhor estágio de desenvolvimento doindivíduo e da sua comunidade de convivência.

3- Facilitar a ação de integração social, através das redeseletrônicas, fortalecendo a participação cidadã emcomunidades eletrônicas;

4- Promover a fluência digital como uma forma de educação para operarnovos instrumentos de acesso e interatuação com a informação;

5 - Estimular o desenvolvimento e competência para operar o softwaree a informação livre;

6- Promover ambientes informacionais abertos nos quais o usuáriopossa, de maneira consciente e responsável, alterar os estoques deinformação gerando nova qualidade informacional para toda asociedade;

7- Promover a formação o respeito e a integridade dos ambientescolaborativos, dentro das regras firmadas por seus integrantes.

A C.I. coordenará e induzirá o desenvolvimento de uma infraestruturade possibilidades democráticas e sem barreiras para se exercer aopinião pessoal. Esta habilidade de enunciar diretamente sobre osconteúdos em rede será a mais importante entre as futuras fontes deinformação, através da realimentação, retorno e avaliação dacomunidade de cada usuário