08 maio 2007

Wikipedia ganha versão offline em CD

em IDG Now!
18 abril 2007

A Wikipedia, popular enciclopédia gratuita online, agora pode ser adquirida no formato de CD para uso offline. A Wikimedia Foundation, empresa por trás do projeto de colaboração online, e a Linterweb anunciam o lançamento da Wikipedia Version 0.5.

Os CDs trazem cerca de 2 mil artigos da versão em inglês da enciclopédia, mas o projeto prevê o lançamento de versões em outras línguas, além de "abrir caminho" para outras complicações de artigos.

Segundo o comunicado da Wikimedia, os artigos foram escolhidos com base critérios de importância e qualidade e os tópicos cobrem geografia, arte, literatura, ciência, história e ciências naturais. Os usuários podem navegar pelos artigos por meio de um mecanismo de busca embutido ou navegando pelas páginas.

A comunidade que alimenta a enciclopédia livre pode participar nos projetos de elaboração dos CDs, seja no processo de seleção de artigos ou no desenvolvimento do software Kiwix, de código aberto, que serve como base para o CD.

A Wikimedia França foi pioneira no projeto de transformar a enciclopédia online em CD, segundo o comunicado da empresa, firmando o acordo com a companhia de tecnologia francesa Linterweb para a produção. O braço francês da Wikimedia deve produzir uma versão da enciclopédia no idioma local no futuro.

O CD da Wikipedia Version 0.5 custa 14 dólares, é compatível com Windows (a partir da versão 98), Macintosh (Intel) e Linux x86 e pode ser adquirido online.