04 junho 2007

Enciclopédia quer listar todas as espécies vivas na Web

Por AP
em Estadão.com.br
9 maio 2007

Uma nova iniciativa pode criar uma enciclopédia online com dados de todas as espécies vivas da Terra. A chamada EOL (Encyclopedia of Life, ainda não ativa) deve listar toda a informação conhecida sobre organismos vivos, listando de plantas a animais, passando por microorganismos.

Numa primeira fase, o projeto deve listar dados 1,8 milhão de espécies. O projeto, que terá a cooperação de centros de pesquisa e universidades em todo o mundo, deve consumir US$ 100 milhões em investimentos e, quando pronta, deve listar 8 e 10 milhões de verbetes.

Quando pronta, a enciclopédia online terá descrições, fotos, mapas, vídeos, sons e links para publicações científicas e até a descrição do genoma das espécies (quando mapeado), fornecendo dados de forma customizada para pesquisas escolares ou para biólogos profissionais.

Segundo as projeções iniciais, o novo banco de dados deve consumir 10 anos para ficar pronto. "Será como um zôo interativo", disse James Edwards, coordenador do projeto e que atualmente gerenciam um sistema de informações globais sobre biodiversidade.