04 junho 2007

LG e Philips mostram novo papel eletrônico colorido

Por Alexandre Barbosa
em Estadão.com.br
16 maio 2007

A joint-venture entre a holandesa Philips e a coreana LG anunciou uma nova versão de papel eletrônico colorido. A tela atual tem o tamanho de uma folha de papel de tamanho A4 e é capaz de exibir imagens com até 4096 cores diferentes.

A tela usa tecnologia similiar à desenvolvida pela E-Ink, e o novo ´papel eletrônico´ é flexível e ainda apresenta ângulo de visualização de 180º. A nova técnica usa um sistema similar ao utilizado pelas versões preto e branco desta tecnologia.

Nela, uma série de microesferas bicolores (branco de um lado, preto do outro) é colocada em uma matriz e, de acordo com impulsos elétricos ordenados, cria imagens PB ´girando´ as esferas desejadas até formar a imagem final, seja ela uma foto ou texto simples.

Na versão colorida, a evolução se dá pelo emprego de um substrato que ordena transistores em meio a uma camada metálica condutora, com mais resolução, já que há mais unidades formadoras de imagens comprimidas num espaço menor. Um filtro permite ao substrato exibir imagens coloridas.

Como as versões PB do papel eletrônico, o novo e-paper da LG.Philips só utiliza carga elétrica quando forma uma nova imagem.