04 junho 2007

Motor de buscas sensual Ms. Dewey

Por Paula Cosme Pinto
em Expresso
28 maio 2007

Gostava que uma bibliotecária sensual o ajudasse nas suas pesquisas na Internet? Se lhe agrada a ideia visite o novo motor de busca lançado pela Microsoft e encontre na web tudo o que precisa com a ajuda da sexy Ms. Dewey.

Vestida de preto e com uma pose autoritária, Ms. Dewey é a personagem do site de buscas interactivo, que realiza as pesquisas através do Windows LiveSearch. Num cenário futurista, a bibliotecária interpretada pela actriz Janina Gavankar vai dando dicas aos internautas, numa página toda feita em Flash.

Num campo destinado às buscas, os internautas escrevem a palavra que pretendem pesquisar e Ms. Dewey dá em poucos segundos uma extensa lista de «sites» relacionados com o tema. Para cada palavra pesquisada, a impertinente bibliotecária virtual tem reacções diferentes e, na maioria das vezes, um comentário sarcástico a fazer.

AS REAÇÕES DE MS. DEWEY

Se, por exemplo, pesquisar a palavra “arte”, Ms. Dewey vai pintar um quadro com uma pistola de paintball. Se pesquisar por “fotografia”, é bem provável que ela lhe tire uma foto numa máquina polaroid. Quando o utilizador demora muito a escrever, a bibliotecária vai demonstrar a sua impaciência e dar um valente raspanete.

Embora Ms. Dewey seja uma personagem virtual, não é fácil enganá-la. Caso escreva uma palavra que não existe ou com erros ortográficos, ela pode responder algo menos agradável: “não consigo perceber nada… será que estiveste nos copos até tarde?”.

Embora irreverente, o «site» Ms. Dewey ainda apresenta algumas falhas: as buscas só podem ser feitas em inglês e o número de resultados apresentados fica ainda bem abaixo de motores de busca como o Yahoo ou o Google. Uma vez que a página é toda feita em flash, pode demorar uns bons minutos a carregar pelo que, para pesquisas rápidas, Ms. Dewey ainda não é uma boa opção.

* Veja no YouTube um vídeo sobre Ms. Dewey

* Visite aqui o motor de buscas Ms. Dewey