04 junho 2007

Museus: Ilhas de conhecimento repletas de obras-primas

Por Mônica Nóbrega para O Estado de São Paulo
em Jornal da Ciência
15 maio 2007

Artes plásticas, história, língua portuguesa. Cartuns, moda, anatomia, crimes e sexo. Qualquer que seja o assunto do seu interesse, é quase certo que exista pelo menos um museu dedicado a ele em algum canto do mundo.

Motivos para conhecer esses espaços a qualquer tempo não faltam, mas esta semana é especial: sexta-feira é o Dia Mundial do Museu. Eventos, palestras e mostras estão programados para comemorar a data.

Neste ano, marcado pelas discussões a respeito do aquecimento global, o Conselho Internacional de Museus (Icom, na sigla em inglês), que congrega instituições em 145 países, definiu o tema Museus e Patrimônio Universal para as comemorações.

A programação vai abordar a preservação tanto do patrimônio natural quanto do cultural. Mas nem é preciso esperar pelos eventos para curtir espaços cheios de informação e entretenimento.

Se o destino é a Europa, você terá a chance de visitar os principais museus do mundo - como a National Gallery, em Londres (cidade onde os melhores têm entrada gratuita), e o Louvre, em Paris - e outros como o Guggenheim de Bilbao, interessante desde a arquitetura assinada pelo americano Frank O. Gehry.

Há também a opção de ir um pouco mais longe e ver o gigante Hermitage, em São Petersburgo, na Rússia. Aproveite que é primavera por lá e as temperaturas estão amenas para os padrões locais, entre 5 e 15 graus, em média.

Nos EUA, a cidade de Washington é sede do Instituto Smithsonian, o maior complexo de museus do mundo. São 19 instituições - apenas 2 ficam em outra cidade, Nova York - sobre os mais variados temas, que contam com acervo de 142 milhões de itens.

Você é do tipo que gosta de temas incomuns? O The Bata Shoe Museum, em Toronto, Canadá, conta a história dos sapatos e, no porão de um cinema em Dedham, nos EUA, o Museum of Bad Art expõe arte de qualidade duvidosa.

SEMANA

No Brasil, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) criou uma semana de comemorações que já está na quinta edição. A primeira foi em 2003, instituída com a Política Nacional de Museus, que pretende catalogar todas as entidades museológicas do país.

O cadastramento começou em março de 2006 e tem, até agora, 2.400 museus, com previsão de chegar a 4 mil até o fim do ano.

A semana comemorativa começou ontem e vai até domingo. O volume nada desprezível de 1.426 eventos em 464 instituições promete atividades para todos os gostos.

Ou seja, é um ótimo momento para ver (ou rever) riquezas abrigadas nos salões de palácios antigos, que recuperam a vida doméstica da família real no Brasil, como o Museu Imperial, em Petrópolis.

Ou a criatividade do Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, sucesso de público em um ano de vida, com 580 mil visitantes.