04 junho 2007

Padaria vira centro de troca de livros

Por Leia Livro
em Special Book Services
26 abril 2007

Em fevereiro deste ano a padaria O Grão Mestre: Pães e Café, de Brasília, abriu um espaço para ser um ponto de encontro dos amantes do livro e da leitura, um local de distribuição dos livros, onde os freqüentadores poderão buscar ou liberar livros.

O espaço foi inaugurado com um acervo de 300 livros doados pelos moradores das quadras. A divulgação foi feita no cardápio da casa solicitando doação de livros. A padaria contou uma boa cobertura local da mídia televisiva e escrita. O acervo foi aumentando pela contribuição dos novos freqüentadores.

“A idéia não é criar uma biblioteca comunitária, mas transformar a cidade inteira em uma biblioteca livre, onde todos estão convidados a participar”, explica o proprietário, Edmir Passos, um dos pioneiros do movimento Livro Livre em Brasília.

A maioria das doações foi de literatura clássica e contemporânea e o perfil dos leitores é muito diversificado, vai de garçons dos restaurantes locais a professores, aposentados e crianças.

O Grão Mestre, com o Livro Livre, oferece um espaço exclusivo para estimular a troca dos livros e aproximar os leitores, no puro prazer de ler: romances, crônicas, poesias, contos, biografias, viagens, culinária e gastronomia, livros de auto-ajuda, religião, filosofia...

O Livro Livre pretende promover o hábito de compartilhar a leitura, multiplicar o número de leitores de cada livro e ainda propiciar o encontro de seus leitores e admiradores.

SOBRE O LIVRO LIVRE

O Livro Livre é liberação de livros em espaços públicos, na mesa de um bar, no banco de um ônibus ou metrô, no balcão de uma padaria ou de um banco, para permitir o amplo acesso aos livros. Cada pessoa pode deles se apropriar para lê-los e, depois, novamente, libertá-los.

O Livro Livre é inspirado em outras ações similares que ocorrem em cidades da América Latina e da Europa, como o www.loslibroslibres.com e www.bookcrossing.com, com pequenas variações e baseadas na mesma idéia: reunir os cidadãos no prazer da leitura e da troca de livros.