04 junho 2007

Pesquisas em alta velocidade

em Agência FAPESP
15 maio 2007

O Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) inaugurará no fim de maio, em Belém, a primeira rede óptica metropolitana para educação e pesquisa no Brasil – a Metrobel.

Até o fim de 2008, a meta é implantar pelo menos uma rede similar em cada estado da federação. Desenvolvido e executado pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), o projeto da MetroBel, piloto da iniciativa das Redes Comunitárias de Educação e Pesquisa (Redecomep), contou com R$ 1,3 milhão de investimentos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

O objetivo da Redecomep é implantar redes ópticas metropolitanas de alta velocidade para as instituições de ensino superior e pesquisa em todo o país, ampliando a capacidade e a qualidade das conexões para a integração da comunidade acadêmica ao backbone da RNP. A iniciativa proporcionará o desenvolvimento e a utilização de aplicações avançadas e inovadoras, aumentando a colaboração entre universidades e centros de pesquisa.

Segundo a RNP, a Redecomep tem como premissa estimular o uso de fibras ópticas próprias na construção das redes metropolitanas. Em termos financeiros, são duas as vantagens: redução das despesas com infra-estrutura de comunicação e possibilidade de expansão da capacidade da rede de forma virtualmente ilimitada.

Para facilitar a implantação das redes ópticas, a Redecomep promove a formação de parcerias com empresas que possuem infra-estrutura física ou direitos de passagem (como é o caso das empresas distribuidoras de energia elétrica).

Contando com uma rede de 52 quilômetros de extensão, a MetroBel conecta 12 instituições de ensino e pesquisa ao backbone da RNP. O projeto MetroBel conta com recursos do CT-Amazon - Fundo Setorial da Amazônia, com financiamento da Finep. Foi elaborado com apoio da RNP, a partir de mobilização local por melhores condições de conectividade.