04 junho 2007

Semi-Árido ganha museu

em Agência FAPESP
17 maio 2007

O Museu Interativo do Semi-Árido (Misa) foi inaugurado na terça-feira (15/5), no campus da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), na Paraíba. Trata-se de uma iniciativa da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba (PaqTcPB), por meio do Programa de Estudos e Ações para o Semi-Árido (Peasa) da UFCG.

Segundo os idealizadores, a proposta do museu não é apresentar o passado, mas sim mostrar peculiaridades da região do Semi-Árido e permitir que os visitantes possam interagir com a vida e a beleza de algumas das espécies vegetais, os traços característicos do povo do sertão, sua cultura, seus costumes, seus artefatos e seus artesanatos. Serão organizadas também exposições itinerantes para percorrer municípios do Semi-Árido da Paraíba e de outros estados do Nordeste.

“Nossa expectativa é que o Misa estimule a população das áreas urbanas a conhecer melhor, a admirar, a respeitar e a valorizar a cultura do povo e as belezas naturais da região semi-árida, que, muitas vezes, só se apresenta na mente das pessoas como inóspita e sem perspectiva, por causa da seca, da miséria, da fome e da desertificação”, disse Vicente Araújo, coordenador-geral do Peasa/UFCG, durante a cerimônia de inauguração na reitoria da UFCG.

O Misa conta com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), da Prefeitura de Campina Grande, do Sistema Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep), da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).