10 julho 2007

Editora árabe coloca catálogo na internet para driblar "censura"

Por ANSA
em Folha Online
27 junho 2007

"Kotobarabia" é a primeira editora do Oriente Médio a distribuir os livros de seu catálogo, todo em árabe, apenas por seu site. Uma das intenções da editora ao utilizar a internet é driblar a "censura" específica de cada país.

A loja virtual oferece 4.000 títulos de mais de mil autores e recebe em média 10 mil visitas ao dia. O visitante escolhe o texto, compra com cartão de crédito e pode fazer o download para seu computador.

"Queremos oferecer aos árabes que vivem longe do Oriente Médio a possibilidade de ler os livros em sua língua materna e, ao mesmo tempo, encontrar um caminho para agir contra a censura", disse Rami Habeeb, diretor e co-fundador da Kotobarabia.

"Vendendo livros por meio da internet, estamos sujeitos à legislação da rede. De outro modo, a censura difere de país para país: ela é muito forte na Arábia Saudita, por exemplo, e menos em outros. Nós, que nos dirigimos ao público árabe em geral, podemos ser transversais", afirmou Habeeb.

No último mês, a Kotobarabia registrou 153 mil visitantes. "Num bom dia, tivemos cerca de 12 mil visitas; quando vai mal, são cerca de 7.000 contatos", explicou o diretor. O maior número de visitas é da Arábia Saudita, seguida de Egito, Marrocos e Palestina.

"Kotobaria não se dirige a novos leitores tanto quanto aos que já amam a leitura. Temos clientes regulares, que compram em média um livro a cada duas semanas", afirmou Habeeb.