12 julho 2007

Exclusão digital atinge idosos, mesmo com computador dentro de casa

Por Alan Meguerditchian
em Aprendriz
27 junho 2007

45% dos idosos paulistanos têm computador em casa. Entretanto, apenas 19% dizem utilizar o equipamento. Os dados são da pesquisa Idosos e a Internet, do Datafolha, que entrevistou mais de 300 pessoas acima dos 60 anos na cidade de São Paulo, para conhecer hábitos e saber opiniões em relação ao uso de computadores e da Internet.

O estudo também identificou que apenas 12% dos entrevistados realizam atividades educacionais. Se recortada a amostra de idosos que dizem utilizar a Internet, o número dos que fazem algum curso sobe para 22%.

Ainda entre os entrevistados que utilizam o computador, 56% têm vontade de iniciar um novo curso. Esse mesmo desejo cai para 40% entre aqueles que não utilizam a tecnologia. Os cursos desejados mais citados foram: computação, pintura, idiomas e tricô.

Tais dados demonstram que a inclusão digital poderia ser um instrumento para melhorar a qualidade de vida da população brasileira idosa. A pesquisa integra uma experiência desenvolvida há nove anos em que idosos aprendem a navegar na Internet e a utilizar o computador com a ajuda de adolescentes.

A maioria dos entrevistados (85%) acha positivo aprender a usar computador na terceira idade e associa essa opinião, na maior parte das vezes, aos benefícios da Internet. No entanto, não saber usar e não ter acesso a um computador são razões que impedem que os idosos usufruam das possibilidades que o mundo digital proporciona.

Segundo a pesquisa, a Internet é uma ferramenta bem avaliada devido aos benefícios de aprendizado e comunicação. 24% dos idosos mantêm-se informados sobre o que acontece no Brasil e no mundo pela rede. 19% conversam com amigos e familiares, 8% pagam contas e realizam transações bancárias sem sair de casa e 3% estudam. Além de tudo isso, foi colocado por 10% dos entrevistados que a Internet ajuda a exercitar a mente e o raciocínio.

A média de idade na qual os entrevistados começaram a utilizar computador é de aproximadamente 54 anos. Dos que utilizam computador em casa, 24% afirmam que tiveram seu primeiro contato com um computador depois dos 60 anos. Cerca de 36% começaram a usar até os 50 anos e 39% entre 51 e 60.

A pesquisa identificou também que as mulheres são mais ativas do que os homens. 16% fazem algum curso ou participa de alguma atividade. Entre os homens essa taxa é de 5%.

1 Comments:

At 29 agosto, 2007 17:04, Blogger Mima said...

Interssante a a bordagem do assunto por esses aspecto.. .to começando uma pesquisa sobre TIC,s e to dando uma procura na net pra ve o que ja tem publicado e debatido... gostei dessa abordagem!!!! Ainda nao tinha pensado nisso... o que mostra mais um lado da exclusão, falando-se em inclusao digital pensa-se mais sobre jovens e adsolescentes...Vou iniciar a escrever sobre inclusao no meu blog.. por enquanto é so ujm blog pessoal..rsrsrs



Bj

 

Postar um comentário

<< Home