10 julho 2007

Google tem apoio de peso para livros digitais

Por AP
em Maracaju News
7 julho 2007

Nos Estados Unidos, 12 grandes universidades irão digitalizar coleções seletas de suas bibliotecas, aproximadamente 10 milhões de volumes, como parte de um projeto do Google para disponibilização de livros na web. O objetivo é criar um depósito digital que as universidades, alunos e o público possam acessar.

A parceria encolve o Comitê de Cooperação Internacional, que inclui a Universidade de Chicago e mais 11 universidades: Illinois, Indiana, Iowa, Michigan, Michigan State, Minnesota, Northwestern, Ohio State, Penn State, Purdue e Wisconsin.

“Temos uma ambição coletiva de dividir recursos e trabalhar juntos para preservar os tesouros impressos do mundo”, disse o reitor da Northwestern, Lawrence Dumas.

O comitê disse que o Google irá scanear e preparar o material, de uma maneira consistente com as leis de direitos autorais. O gigante das buscas geralmente torna disponíveis textos inteiros de livros em domínio público e porções limitadas de obras protegidas.

Diversas outras universidades, incluindo Harvard e a Universidade da Califórnia, já assinaram autorização para o Google scanear suas bibliotecas. Mas a empresa ainda enfrenta ações da Associação dos Editores Americanos e da Corporação dos Autores, sobre seu plano de incorporar partes de livros com direitos autorais.