09 julho 2007

Mapa da seca na internet

em Agência FAPESP
6 junho 2007

O Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climático (CPTEC) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) lançou um serviço na internet para o monitoramento de secas, com mapas de clima que abrangem todo o território brasileiro e algumas regiões da América do Sul.

O objetivo é oferecer um serviço que permita o constante acompanhamento das condições climáticas de regiões suscetíveis à seca, além de oferecer informações de qualidade para subsidiar decisões que envolvam ações mitigadoras em casos de secas rigorosas.

O site Monitoramento de Secas reúne mapas que facilitam a observação das condições extremas do clima, além de diferentes indicadores sobre seca – como a quantidade de dias sem chuva em determinada região, informações sobre acumulados de chuva, temperatura e umidade média e risco de fogo.

Os mapas de clima do site serão atualizados rotineiramente a partir de dados de satélites, estações meteorológicas e também daqueles gerados por modelos de previsão do CPTEC, de modo a tornar acessível uma série de informações climáticas não somente ao pequeno agricultor e pecuarista no planejamento de suas atividades, mas também aos tomadores de decisão em órgãos públicos e empresas privadas.

De acordo com o CPTEC, novos produtos serão aos poucos adicionados ao site, com o intuito de refinar e qualificar novas informações sobre condições climáticas, com foco nas situações de seca.

Segundo o centro do Inpe, a seca é um dos mais importantes desastres naturais relacionados com a condição atmosférica, podendo afetar áreas extensas durante meses e anos. Tem também grande impacto sobre a produção de alimentos, o desempenho econômico de diferentes países e a expectativa de vida de populações.