09 julho 2007

Trabalhos certificados

em Agência FAPESP
20 junho 2006

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) fechou parceria para aumentar a certificação e credibilidade das informações publicadas no Currículo Lattes.

O acordo foi firmado com a International Digital Object Identifier Foundation para implantar o sistema Digital Object Identifier (DOI) na Plataforma Lattes.

O DOI é um identificador de objetos de propriedade intelectual. Ou seja, provê meios para a identificação à prova de erros de objetos da rede digital, seus dados básicos e sua fonte de origem. Atualmente, sua aplicação está associada à identificação de artigos nas principais revistas científicas.

Segundo o CNPq, o sistema DOI foi inserido no Currículo Lattes apenas para fins de certificação, mas já conta com 34.923 objetos registrados na base da plataforma. A sua utilização proporciona também o acesso integral ao artigo publicado pelos pesquisadores, além de trazer maior confiabilidade à informação cadastrada.

A partir de setembro, os novos recursos deverão permitir o preenchimento automático das publicações científicas simplesmente a partir do DOI da publicação, que é um registro adotado pela maioria dos títulos.

A digitação pelo pesquisador do DOI do artigo permitirá à Plataforma Lattes acessar a base de dados da DOI Foundation, preenchendo automaticamente o título, ano, volume, fascículo, páginas da publicação e o nome do primeiro autor.

A International DOI Foundation, que mantém o sistema, está localizada no Reino Unido e tem mais de 28 milhões de DOIs registrados.