10 julho 2007

Unesco designa Beirute "capital mundial do livro para 2009"

em AngolaPress
19 junho 2007

O diretor-geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), Koichiro Matsuura, anunciou sexta-feira a designação de Beirute como "capital mundial do livro para 2009".

A Unesco reconheceu "o compromisso em favor do diálogo" da capital libanesa precisando que foi eleita "por sua participação em matéria de diversidade cultural, diálogo e tolerância, assim como pela variedade e o carácter dinâmico de seu programa".

Matsuura demonstrou alegria ao "ver a cidade de Beirute, confrontada a enormes desafios em matéria de paz e de coexistência pacífica, ser reconhecida por seu compromisso em favor de um diálogo mais necessário do que nunca na região" e pela possibilidade de que o "livro possa contribuir activamente" para melhorar essa situação.

A escolha de Beirute, numa reunião efectuada no dia três de Julho na sede da Unesco, em Paris, contou com a participação das três principais associações profissionais do livro: a União Internacional de Editores (UIE), a Federação Internacional de Livrarias (IBF) e a Federação Internacional de Associações e Instituições Bibliotecárias (IFLA). Bogotá é a capital mundial do livro em 2007, enquanto Amsterdão foi designada para 2008.