17 outubro 2007

Hospitais serão obrigados a possuir mini biblioteca para pacientes

em 24HorasNews
10 outubro 2007

O ambiente insípido, a falta de coleguinhas e da própria casa, pode causar depressão em crianças e adolescentes que necessitam ficar internados por tempo indeterminado. Para amenizar um pouco este desconforto foi sancionada pelo governador do Estado Blairo Maggi no último dia 02 a lei 8718, que determina a implantação de mini-biblioteca pública ou banca de livros em hospitais públicos e ou conveniadas ao SUS para atender as crianças com doenças variadas.

O objetivo da lei é propiciar aos doentes que passam dias entediantes e desanimados e com um grande período de ansiedade, momentos de lazer, através da leitura e colaborando com o passar do tempo e consequentemente com sua melhora.

Em sua justificativa quando apresentou o projeto de lei, o parlamentar mencionou que com a lei em vigor, os pacientes quanto às unidades de saúde terão ganhado tanto no campo preventivo, como no curativo, com a implantação das mini- bibliotecas, colaborando com um bom estado emocional, tratamento e cura desses pacientes.

Segundo o deputado Zé Domingos (DEM) autor da lei, o doente tendo que esperar e suportar o tratamento e sua recuperação vive um tempo diferente do relógio. O tempo psicológico do enfermo varia de situação para situação, de momento para momento e de indivíduo para indivíduo. Além disso, o acompanhante do mesmo modo tem preocupações causadas pelo temor da doença contraída pelo seu familiar, juntando-se ainda a ansiedade pelos negócios, afazeres, demais parentes e seu lar. “Acolher este paciente se tornar amigo dele, deixa-lo confiante e oferecer-lhe entretenimento e conforto psicológico também é um dever”, disse destacando ainda que “bom livros poderão dar esperança e encorajamento e ainda influenciarão no estado emocional do paciente. Isso porque quando somos motivados por sentimentos agradáveis e bons pensamentos usufruem de vantagens emocionais com possibilidade de aceitarmos melhor as horas de tédio e os momentos de ansiedade”.

A literatura que deverá ser implantada é de cunho infanto-juvenil e precisará ser capaz de minimizar o estado de tensão que envolve o paciente em tratamento de saúde e seus respectivos familiares. O empréstimo deve ser livre e gratuito e a organização dos serviços, normas, procedimentos e rotinas operacionais serão estudados com particularidade por cada unidade de saúde. Os livros poderão ser doados pela comunidade, grupos e patrocinadores.

Outro ponto que não está dentro da lei, mas o deputado salientou é que o hospital poderá implantar o sistema de carrinhos-biblioteca que acondicionam o acervo e percorrem pelas dependências dos hospitais usando de uma metodologia previamente estruturada pela equipe de monitores da instituição. O intuito é atrair o paciente para a leitura, pois este pode estar desanimado com as conseqüências da doença.

O importante destacou Zé Domingos é que cada instituição se prepare para este atendimento. “Sabemos que haverá um custo inicial para a implantação da mini-biblioteca, o que é uma preocupação fundamental, mas vale o custo–benefício. É um elemento menor quando o retorno gerar um bem maior.”, finalizou o parlamentar.