18 outubro 2007

MEC divulga lista de livros para o ensino médio

em G1
17 outubro 2007

O Ministério da Educação (MEC) divulgou a lista dos livros indicados para o Programa Nacional Biblioteca da Escola para o Ensino Médio (Pnbem). São 160 títulos de física, química, matemática, biologia, filosofia, geografia, história, sociologia, artes, educação física, literatura e quatro opções de gramáticas. A lista foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (15). Veja os títulos aqui.

Segundo nota divulgada pelo MEC, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, em parceria com Secretaria de Educação Básica do MEC, indicou obras que constam de catálogos de editoras entre 1990 e 2006. Neste ano, o programa foi ampliado pelo Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) para o ensino médio. Ainda de acordo com o ministério, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) vai comprar 1,36 milhão de exemplares para cerca de 17 mil escolas, atendendo a 7,9 milhões de estudantes.

As escolas de ensino médio devem votar em 35 obras da lista, no site do FNDE, que indicará as 80 obras mais votadas nos estados e no Distrito Federal. As obras vão compor um acervo - com 48 títulos de ciências humanas e da natureza, 20 de literatura brasileira, cinco de artes, cinco de educação física e duas gramáticas - que será distribuído para as escolas de ensino médio. O cronograma de envio dos livros será definido esta semana.

Criado em 1997, o Programa Nacional Biblioteca na Escola (PNBE) seleciona e distribui acervos formados por obras de referência, de literatura e de apoio à formação de professores às escolas de educação básica.