08 outubro 2007

Microformatos: desconstruindo a web para conectar as informações online

Por Guilherme Felitti,
em IDG Now!
4 outubro 2007

Tecnicamente, navegar na internet é consultar milhões de arquivos, como páginas, fotos ou links, armazenados em bancos de dados, criando a ordem que o usuário achar mais favorável.

Seu perfil dentro da sua rede social preferida é apenas mais uma página dentro de um grande inventário, do mesmo jeito que está notícia que você lê agora ficará armazenada entre milhares de outras publicadas pelo IDG Now! em seus mais de 10 anos de vida.

Desde a explosão da internet comercial, a maior interligação que estes diferentes bancos de dados tinham entre si era uma citação ou uma referência no formato de um hyperlink. Quando você gosta de um texto ou se emociona com um vídeo, você cria uma referência para o conteúdo.

Os cruzamentos que a integração entre estes diferentes bancos de conteúdo poderiam dar à internet um novo sentido que não apenas o atual apanhado de documentos eletrônicos sem ligação direta que precisam ser linkados entre si, em um dos aspectos da chamada Web Semântica explicada pelo criador do protocolo WWW ao IDG Now!, Tim Berners-Lee.

Ao invés de depender do trabalho constante dos usuários, por que não automatizar a maneira como diferentes bancos de dados lidam com informações que podem ser encaixadas em uma mesma categoria, como opiniões sobre um tema, conteúdo de um mesmo usuário e informações pessoais para cadastro?

O veículo para tal integração é uma especificação que já está sendo testada na internet e atende por Microformatos e, o melhor de tudo, aproveita a maneira como uma página é construída para designar rótulos que fazem estas interconexões.

Imagine, por exemplo, receber o convite para um almoço que tenha o endereço completo do apartamento de seu amigo, junto com as indicações sobre que bebidas levar, o horário para chegar e para qual telefone ligar caso ocorram dúvidas.

Na maneira como usamos a internet atualmente, você precisaria colar o endereço em um serviço de mapas, como o Google Maps ou o Live Search Maps, para ter as direções demonstradas graficamente ou cadastrar a data manualmente no seu calendário online.