08 outubro 2007

Pesquisa traça o retrato da leitura no Brasil

Por Agência Brasil
em Gazeta Mercantil
3 outubro 2007

Uma nova pesquisa, em elaboração pela Câmara Brasileira do Livro (CBL) e pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (Snel), vai traçar o retrato da leitura no Brasil e pretende apontar o número de obras lidas por brasileiros anualmente. O último índice da CBL, divulgado em 2001, registrava a leitura anual de 1,8 livro per capita no país. O resultado da nova pesquisa deverá ser anunciado no início de 2008.

Para o coordenador geral do Livro e Leitura do Ministério da Cultura, Jeferson Assumção, o índice registrado há 6 anos pode ser bem diferente. 'Nós temos a expectativa de que esse número já seja maior', disse o coordenador em entrevista à Agência Brasil.

O coordenador geral do Livro e Leitura do ministério lembrou que, no Rio Grande do Sul, o índice de leitura já aumentou e alcança 5,5 livros por habitante, com pico de 6,5 livros lidos por pessoa no município gaúcho de Passo Fundo e de 6 livros per capita em Porto Alegre.

Os dados são da Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI). Para esses índices, eventos de incentivo à leitura são fundamentais, garante Assumção. A avaliação leva em conta os 53 anos da Feira do Livro no Rio Grande do Sul e os 25 anos de realização das Jornadas de Literatura no estado.

No ano passado o governo federal, com o lançamento do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), estabeleceu a meta de aumentar em 50% o índice de leitura nacional nos três anos seguintes. O plano articulou uma série de programas, projetos e políticas dos Ministérios da Cultura e da Educação, além de iniciativas dos governos estaduais e municipais e da sociedade.

'Mais do que uma campanha, o Plano é uma estratégia de estabelecer uma política de Estado para o livro e a leitura. Uma das ações visa colocar o livro em lugar de destaque no imaginário coletivo', frisou Assumção.

Amanhã (4), o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, recebe um exemplar com a versão imprensa do PNLL. A entrega será feita pela escritora e ex-presidente da Academia Brasileira de Letras (ABL) Nélida Piñon, em Brasília.