18 outubro 2007

Telas substituem página de papel em aparelho para baixar e-book

Por Tatiana Schnoor
em WNews
15 outubro 2007

Apesar da relação intríseca entre leitura e papel, os e-books e áudio livros começam a ganhar espaço entre os consumidores. A editora alemã Libri.de apresentou, na feira de Livros Frankfurt, o iLiad, que é um livro feito de telas de alto contraste no lugar de páginas de papel.

O aparelho reproduz de forma fiel a sensação de se ler um livro impresso. O inconveniente da novidade está no preço, ele será vendido na Europa a 650 euros, com 100 euros de crédito para e-books.

Apesar do preço, o mercado de e-book está em expansão, mostra uma pesquisa divulgada na feira alemã, feita com com 1,3 mil profissionais do ramo editoral de 80 países. A maioria disse que os livros eletrônicos e os audiolivros são os mais promissores.

A mesma pesquisa revela que 10% do mercado alemão já tem prática de download de conteúdo digital. Ao todo, estão disponíveis 20 mil títulos de 500 editoras, e mais de 2 mil estão no mesmo caminho, ainda em 2007.

Outro estudo da PriceWaterhouseCoopers mostra que as crianças são os principais consumidores. Quer em forma de CD, audiocassete ou MP3, 21% delas consomem audiolivros, contra apenas 6% dos adultos.