21 novembro 2007

21 dicas para conservar seus livros e sua biblioteca

Por Alessandro Martins
em Dados em Comum
10 agosto 2007

- Grandes quantidades de livros são pesadas. Dê atenção a espessura das prateleiras.

- O livro deve ser constantemente manuseado. O virar das páginas oxigena o material, impede a acumulação de microrganismos que atacam o papel e colabora para que as folhas não fiquem ressecadas e quebradiças.

- Folheie rapidamente, mas cuidadosamente, o livro sempre que for colocá-lo de volta na prateleira. Isso vai arejá-lo.

- Não guarde os livros acondicionados em sacos plásticos, pois isto impede a respiração adequada do papel.

- Evite encapar os livros com papel pardo ou similar. Essa aparente proteção contra a poeira causa, na realidade, mais dano do que benefício ao volume em médio e curto prazo. O papel tipo pardo, de natureza ácida, transmite seu teor ácido para os materiais que estiver envolvendo (migração ácida).

- Faça uma vistoria anual. Retire todos os livros, limpe-os com um pano seco. Limpe a estante com um pano úmido. Evite passar produtos fortes do tipo lustra-móveis, já que seus resíduos podem infiltrar no papel.

- Deixe sempre um espaço entre estantes e parede. A parede pode transmitir umidade aos livros. E, com a umidade, surgem os fungos.

- Armários e estantes devem ser arejados. Estantes fechadas devem ser periodicamente abertas.

- Estantes de metal são preferíveis do ponto de vista da conservação dos livros.

- Não use clipes como marcadores de páginas. O processo de oxidação do metal mancha e estraga o papel.

- Em estantes de madeira, pense em revestir as prateleiras com vidro. Não use tintas a base de óleo.

- Bibliotecas devem ser frequentadas. Nem pense em porões. Baixa frequência de pessoas aumenta a insidência de insetos. Considere um tratamento anual contra traças.

- Não guarde livros inclinados. Aparadores podem mantê-los retos.

- Encadernações de papel e tecido não devem ser guardadas em contato direto com as de couro.

- Na prateleira, os livros devem ficar folgados. Sendo fáceis de serem retirados, duram mais. Comprimidos nas prateleiras, induzem a sua retirada de maneira incorreta, o que danifica as lombadas e fatalmente leva ao dano da encadernação. Livros apertados também favorecem o aparecimento de cupins.

- Quando tirar um livro da prateleira, não o puxe pela parte superior da lombada, pois isso danifica a encadernação. O certo é empurrar os volumes dos dois lados e puxar o volume desejado pelo meio da lombada.

- A melhor posição para um livro é vertical. Livros maiores devem ter prateleiras que permitam isso. Em último caso deixe-os horizontalmente, tomando-se o cuidado de não sobrepor mais de 3 volumes.

- Luz do sol direta nem pensar. O sol desbota e entorta as capas.

- Se for um livro antigo ou de algum outro valor ou de maior sensibilidade, lave as mãos antes de folheá-lo, já que mãos engorduradas contribuem para a aceleração da decomposição do papel. Evite umedecer as pontas dos dedos com saliva para virar as páginas do livro.

- Ao ler um livro, evite abri-lo totalmente, como por exemplo, em cima de uma mesa. Isto pode comprometer a estrutura de sua encadernação.

- Não utilizar fitas adesivas tipo durex e fitas crepes, cola branca (PVA) para evitar a perda de um fragmento de um volume em degradação. Esses materiais possuem alta acidez, provocam manchas irreversíveis onde aplicado.

1 Comments:

At 15 janeiro, 2009 11:13, Anonymous Anônimo said...

Gostei muito deste blog, meus parabens ao autor.

Leonardo Rodrigues

 

Postar um comentário

<< Home