21 novembro 2007

O pedreiro que virou ‘bibliotecário’

Por Fabiano Ormaneze
em Agência Anhangüera

Era só mais uma reforma entre as tantas que o pedreiro José Ferreira da Silva, de 47 anos, está acostumado a fazer nas quase três décadas em que amassa barro e assenta tijolos. Mas o fim do serviço na Igreja de São José, em Campinas, transformou-lhe a vida. Na hora da limpeza após a conclusão dos trabalhos, uma centena de livros foi descartada. As obras já estavam no lixo quando Silva as encontrou. De ônibus, aos poucos, decidiu levá-las para casa. Num quartinho no fundo da casa, no Jardim Santa Emília, em Hortolândia, ele instalou uma prateleira e acomodou os livros. Quando isso aconteceu, há quatro anos, José nem sabia ler. Hoje, no mesmo espaço, ele já acomoda 3,5 mil livros, está na 5 série do Ensino Fundamental e o quartinho ganhou o nome de Biblioteca dos Amigos. O simples desejo de decifrar as letras ofereceu uma oportunidade de crescimento a ele e aos moradores do bairro.

“Eu ficava muito triste quando via que as crianças tinham de ir até o Centro para fazer um trabalho escolar. Além disso, sabia que oferecer a oportunidade de ler a eles seria dar minha contribuição para que sofressem menos do que eu, que nem mesmo uma placa num ônibus conseguia entender”, afirma. Em casa, José teve o exemplo das dificuldades que as crianças da periferia enfrentam para ter acesso à informação. “Minha filha, que hoje tem 26 anos, muitas vezes, precisou atravessar a cidade inteira atrás de um livro e, quando chegava, a biblioteca estava fechada.”

Como no acervo inicial havia muitos títulos infantis, assim que montou a prateleira, chamou as crianças da redondeza para escolher o primeiro livro que leriam. “O que eu não esperava é que as pessoas iam ficar sabendo da biblioteca e também fariam suas doações.” Foi assim que o projeto se expandiu. Atualmente, o acervo é composto por livros infantis, didáticos, de literatura brasileira, dicionários e enciclopédias. Com a ajuda da esposa, Maria, a biblioteca fica aberta durante todo o horário comercial. Ela é a responsável por atender os cerca de 400 usuários mensais e fazer os empréstimos. “Quando chego em casa e antes de ir para a escola, uso o pouco tempo que tenho para organizar o acervo e fazer pequenos consertos nos livros, como colar uma capa que despregou durante o dia”, afirma.

INFORMÁTICA

Visitada principalmente por crianças e adolescentes do bairro, há três anos a Biblioteca dos Amigos chegou à era digital. Na reforma de uma residência, José descobriu que um computador seria jogado fora. Mesmo sem saber mexer na máquina e sabendo que ela não funcionava, entregou-a nas mãos de um amigo que trabalha com eletrônica. Consertada, voltou a funcionar e foi instalada na biblioteca. “Foi uma festa quando o computador chegou.”

A criançada passou a fazer a pesquisa e a digitar o trabalho aqui mesmo”, relembra. No ano seguinte, uma empresa doou outros 22 computadores. “O próximo passo vai ser encontrar um voluntário para dar um curso de informática, no período noturno. Esse é o meu sonho no momento.” Por enquanto, a alegria se resume em ver, todas as manhãs, crianças caminharem em direção à escola, levando trabalhos feitos na biblioteca. “Fico esperando o ônibus e as observo. Isso me emociona e me dá a certeza de que eu contribuí para que menos gente sofra por ser analfabeta.”

Mesmo já sabendo muito mais do que quando iniciou o projeto, José ainda tropeça nas letras, não conhece o significado das palavras difíceis que encontra nas páginas. “Às vezes, quando vejo alguém com um livro, fico me perguntando se aquela pessoa sabe o quanto é importante saber ler, o que isso muda na vida de uma pessoa. Ainda hoje me sinto inferior, mas ainda vou pegar um livro desses bem grossos que tenho aqui e ler inteirinho”, planeja.

3 Comments:

At 23 novembro, 2007 13:47, Anonymous Anônimo said...

Como faço pra entrar em contato com o Sr. José ?
Tenho muitos livros que gostaria de doar.
Elisângela
e-mail: eferreira@magal.ind.br

 
At 25 junho, 2008 16:56, Blogger Samanta Martins said...

Jonathan Pereira ...
Parabéns pelo blog !
Essa história me tocou muito...!!
Sou estudande de Biblioteconomia FURG e estou criando um blog para o uso da disciplina de organização do conhecimento...
Se puderes dar-me algumas dicas !

Att.

 
At 26 março, 2009 23:46, Anonymous Anônimo said...

Temos também muitos livros e material escolar que gostaríamos de doar ao projeto do Sr. José, assim como fazemos para entrar em contato com ele?

e-mail: jerusa.martineli@terra.com.br

 

Postar um comentário

<< Home