22 novembro 2007

Xadrez na Biblioteca

em Boletim PNLL
18 novembro 2007

Pensar a biblioteca como um espaço de cultura e convivência entre seus usuários pode resultar em um aumento no número de usuários. Em Santa Cruz do Sul (RS) são utilizadas aulas de xadrez para ampliar o número de freqüentadores da Biblioteca Pública Municipal Profª Elisa Gil Borowsk e desenvolver o raciocínio lógico dos participantes. Também são feitas leituras das regras e pesquisas biográficas sobre os principais enxadristas, contextualizando o jogo e estimulando o hábito e a fluência da leitura através do texto. As aulas duram uma hora e acontecem uma vez por semana, com o máximo de 10 alunos. A expectativa agora é dobrar o número de participantes, além de levar a idéia a outras bibliotecas.

2 Comments:

At 26 julho, 2008 19:54, Anonymous Anônimo said...

Muito bom divulgar os trabalhos que propiciam a quebra do tabu que bibliotecas são depósitos de livros. Que outras bibliotecas realizem essa atividade. As faculdades de biblioteconomia deveriam convidar o responsável que implantou este projeto para incentivar os futuros bibliotecários a fazerem o mesmo.

 
At 07 setembro, 2008 13:41, Blogger alex said...

Ola a todos, sou Alex Ornold, Bibliotecátio do periodo vespertino do colégio estadual Nestor Victor dos Santos, em São Miguel do Iguaçu - PR e, neste ano implantei o projeto Mesa de Xadrez, onde são realizados 05 jogos por dia, na hora do recreio entre os alunos, com isto nosso biblioteca estas mais movimentada e os emprestimos dos livros já aumentaram, o xadrez deve ser utizado em todas a bibliotecas, para assim quebrarmos o paradigma do deposito de livros.

 

Postar um comentário

<< Home