10 abril 2007

"O caminhante" precisa fazer o caminho 2

Por Murilo Cunha

Muito interessante a análise sobre o longo caminho que temos que percorrer para ampliar o acesso à Internet no Brasil. Valeria a pena mencionar que recursos para minorar o chamado "fosso digital" já existem. Refiro-me aos enormes montantes advindos do imposto que é cobrado nas contas telefônicas que, atualmente, parecem que já ultrapassou a marca dos cinco bilhões de reais (ou cerca de 2.4 bilhões de dólares, muito dinheiro em qualquer lugar do mundo). Como se sabe 1% dos serviços de telecomunicações vai para formar esse Fundo.

Infelizmente, esses recursos até agora estão sendo "contingenciados" e permanecem parados em algum lugar da burocracia federal. É um crime contra a população brasileira, principalmente para os 120 milhões que estão na faixa etária acima de 10 anos (conforme assinalado no texto de Barreto) e que ficam à margem da Grande Rede. Até agora não vi nenhuma manifestação das entidades da nossa área para coibir esse verdadeiro "abuso" governamental.

Vale a pena citar que, tempos atrás, foi feito um excelente trabalho realizado no âmbito do Programa Sociedade da Informação que visava equipar, com verbas oriundas do FUST, mais de 700 bibliotecas públicas do nosso país. Salvo engano, parece que nenhum CENTAVO foi gasto com esse projeto de tamanha repercussão social, com enormes efeitos multiplicadores, principalmente junto às camadas sociais menos favorecidas.

Acredito que as bibliotecas possam contribuir na luta da inclusão social e, como tal, "o caminhante" precisa fazer o caminho.

1 Comments:

At 11 abril, 2007 23:25, Anonymous Anônimo said...

É... vem acrescentar ao outro texto a frase "Acredito que as bibliotecas possam contribuir na luta da inclusão social e, como tal, "o caminhante" precisa fazer o caminho." e o outro texto, onde foi citado em brasília a importancia das bibliotecas vem ainda mais se juntar a este em prol de um único objetivo que leva a outras tantas considerações positivas para a sociedade. Ou seja, uma via principal que leva a várias vertentes, vários caminhos em prol do conhecimento... feito pelo caminhante, com certeza, onde se aprende a cada passo, visitando e avistando novos horizontes a cada dia. Kleber

 

Postar um comentário

<< Home